sábado, 24 de março de 2018

TODA RECOMPENSA EXIGE ESFORÇO E TODO ESFORÇO SERÁ RECOMPENSADO

TODA RECOMPENSA EXIGE ESFORÇO E TODO ESFORÇO SERÁ RECOMPENSADO
"Peçam, e será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta será aberta. Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e àquele que bate, a porta será aberta. Qual de vocês, se seu filho pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou, se pedir peixe, lhe dará uma cobra? Se vocês, apesar de serem maus, sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o Pai de vocês, que está nos céus, dará coisas boas aos que lhe pedirem!” (Mt 7:7-11)
Vivemos oscilando entre dois extremos igualmente errados. Por vezes, queremos o resultado sem nos darmos ao trabalho de conquista-lo, por vezes desistimos por medo de não sermos recompensados em nossos esforços. Ora, como de hábito, a virtude está no meio. Nem a preguiça de querer a recompensa e nem a desconfiança de que o esforço será em vão. Nenhuma destas alternativas se dará jamais, e foi Jesus quem nos garantiu, com as palavras acima. Deus é justo e bom. Se nós, que somos imperfeitos e limitados por nossa pouca capacidade damos aos nossos filhos o que eles necessitam, como o nosso Pai, que tudo pode faria menos? Mas não dá “de mão beijada”, para “não acostumar mal”. Exige o esforço de buscar, de pedir e de bater à porta. A sabedoria popular também o consagra, através do ditado: “Deus ajuda quem trabalha”. Certa vez Tiger Woods, então o melhor jogador de golfe do mundo acertou o buraco na primeira tacada, o que é muito difícil, e alguém exclamou: “que sorte”, ao que ele replicou: “quanto mais eu treino mais sorte tenho”. Pablo Picasso, também o sabia e dizia: “a sorte sempre me encontrou trabalhando”.
É da Lei de Deus que cada evento tenha uma causa e gere uma consequência. Na física, Newton estabeleceu a Lei de Ação e Reação: “a cada força corresponde outra de igual intensidade e direção, mas de sentido contrário”. Na filosofia, Kardec enuncia a Lei de Causa e Efeito: tudo o que acontece tem uma causa e gera um efeito que lhe correspondem, ou seja, tudo o que nos acontece foi gerado por nós e tudo o que fazemos gera consequências sobre nós. Cada um é responsável por tudo o que lhe ocorre, já que lhe deu causa, ainda que não o recorde e, da mesma forma, não há ato nosso algum que não gere consequências em nossas vidas, ainda que não as possamos vislumbrar no presente momento.
A consequência deste pensamento é tremenda! Nos livra de sermos joguetes da sorte ou azar, trocando estas duas quimeras por uma poderosa palavra: a responsabilidade. A um só tempo: deixamos de ter do que nos queixar, visto que a tudo demos causa e deixa de haver motivo para inimizades, pois o suposto inimigo é apenas o meio pelo qual a consequência dos nossos atos chega a nós; e deixamos de depender do acaso, podendo ter a certeza de alcançar nossos objetivos, se agirmos de forma adequada para isso, deixamos de ter desculpas para o que não alcançamos. Ao incorporarmos esta questão, a responsabilidade, às nossas vidas, veremos que assumimos o real protagonismo delas. Somos os autores de nosso destino e só não temos as opções que já descartamos em escolhas anteriores. Tudo podemos, para o bem e para o mal, conforme optarmos. Não dependemos, graças a Deus, de nada ou ninguém para a nossa felicidade e nem poderemos atribuir aos outros ou ao acaso a causa de nossa eventual infelicidade. É na vida de relação que construímos o nosso futuro, dentro do princípio de que “é dando que se recebe” e de que, em verdade, “só temos aquilo que damos”
Do livro “A Filosofia na Bíblia”
Divulgue a página Tudo vem de Deus: www.facebook.com/diantedavida/
Participe de nosso grupo: www.facebook.com/groups/diantedavida/




Nenhum comentário:

Postar um comentário