sexta-feira, 2 de março de 2018

FAÇA O BEM COM DISCRIÇÃO. ONDE VOCÊ QUER RECEBER A RECOMPENSA PELOS SEUS ATOS?

FAÇA O BEM COM DISCRIÇÃO. ONDE VOCÊ QUER RECEBER A RECOMPENSA PELOS SEUS ATOS?
“Quando, pois, deres esmola, não toques trombetas diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa. Tu, porém, ao dares esmola, ignore a tua mão esquerda o que faz a direita, para que tua esmola fique em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará” (Mt 6:2-4)

Fazer o bem sempre tem boas consequências. É A Lei de Ação e Reação, ou Lei de Causa e Efeito, que jamais falha. Faça, portanto, sempre que puder o bem ao seu próximo. Ainda que o faça por interesse, é melhor do que não o fazer.
Trata Jesus, neste tópico, de nos mostrar que esta recompensa se dará conforme a nossa atitude ao fazer o bem. Se fizermos o bem por interesse, não será caridade, mas investimento. Nossa recompensa se dará no retorno deste interesse e de acordo com nossa capacidade de investir. Se fizermos o bem para sermos reconhecidos, não será caridade, será propaganda, e dará efeito de acordo com a nossa eficiência. Atenderá à nossa vaidade e ao nosso orgulho.
A verdadeira caridade, nos ensina Jesus, deve ser feita de forma desinteressada e discreta. “Se fizerdes o bem aos que vos fazem o bem, qual a vossa recompensa? Até os pecadores fazem isso. E, se emprestares somente àqueles de quem esperas receber de volta, qual a vossa recompensa?” (Lc 6:33-34). A verdadeira caridade é dar sem esperar retorno, fazer o bem como impulso interior. O Mestre nos ensina: “Todo o bem que o fizerdes a um destes pequeninos irmãos, a Mim o fizestes” (Mt 25:40) e, na Parábola do bom samaritano, ressaltou que a caridade desinteressada é o verdadeiro amor ao próximo (Lc 10:36-37). Como Jesus, que curava e pedia discrição aos auxiliados (Mt 8:4 e 9:30), a não ser quando a cura era a demonstração de sua autoridade como enviado de Deus (Mt 9:6-8).
A Caridade e a Humildade são os pilares da doutrina de Jesus, pois é amando às criaturas que se ama ao Criador e com a humildade que nos submetemos a ele.
Trecho do livro “A filosofia na Bíblia”.
Divulgue a página Tudo vem de Deus
Participe de nosso grupo: www.facebook.com/groups/142382229738271/

Nenhum comentário:

Postar um comentário