terça-feira, 13 de março de 2018

A ANSIEDADE NÃO NOS AJUDA A ALCANÇAR OBJETIVOS, A CONFIANÇA SIM








A ANSIEDADE NÃO NOS AJUDA A ALCANÇAR OBJETIVOS, A CONFIANÇA SIM. PREVENIR-SE É MELHOR DO QUE PREOCUPAR-SE. FAÇA A SUA PARTE E ENTREGUE O RESTO A DEUS.
"Portanto eu digo: Não se preocupem com sua própria vida, quanto ao que comer ou beber; nem com seu próprio corpo, quanto ao que vestir. Não é a vida mais importante que a comida, e o corpo mais importante que a roupa? Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas? Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida? Por que vocês se preocupam com roupas? Vejam como crescem os lírios do campo. Eles não trabalham nem tecem. Contudo, eu digo que nem Salomão, em todo o seu esplendor, vestiu-se como um deles. Se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao fogo, não vestirá muito mais a vocês, homens de pequena fé? Portanto, não se preocupem, dizendo: 'Que vamos comer?' ou 'Que vamos beber?' ou 'Que vamos vestir?' Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas. Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas serão acrescentadas a vocês. Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará as suas próprias preocupações. Basta a cada dia o seu próprio mal” (Mt 6:25-34)
A nossa sociedade materialista se preocupa em demasia com as “necessidades” materiais e de menos com o real objetivo de nossas vidas. Jesus resume em uma só frase a solução: “Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas serão acrescentadas a vocês (Mt 6:33). Se fizermos tudo o que devemos, do ponto de vista das coisas do espírito, nossa vida material será provida por Deus. O que perdermos em conforto, ganharemos em tranquilidade. O que não nos destacarmos na matéria, o faremos no espírito. Advertiu também o Mestre a seus apóstolos que fizessem sua tarefa, sem preocupar-se com as necessidades materiais, “porque o trabalhador é digno de seu sustento” (Mt 10:7-10).
Também nós, em nossas vidas, deveríamos assim proceder. Fazer o que nos cabe, sem preocupações excessivas com a vida material ou o nosso sustento. Assim, o trabalhador cumpre a sua tarefa no serviço e age de acordo com os ensinos de Deus e confia que o seu proceder lhe garantirá o necessário; e mais do que o necessário não precisa, só serviria para distraí-lo de seu objetivo. Longe de ser um estímulo à imprevidência, esta recomendação nos tira apenas a ansiedade da dúvida. O sustento é garantido àquele que cumpriu as suas obrigações. Lhe é garantido o sustento, tanto que Jesus, em outro trecho nos afirma: “Quem quiser salvar sua vida a perderá e quem perder a vida por minha causa a achará” (Mt 16:25) e “A cada um será dado conforme suas obras” (Mt 16:27). A tarefa dos Apóstolos era deixar para trás sua profissão e sair a pregar o Evangelho. Jesus lhes garantiu, não a riqueza, mas o necessário, e assim se fez. Faça a sua parte e o mais entregue a Deus. Isto é trabalhar e confiar e “Deus ajuda a quem trabalha”, diz o ditado. O demais nos atrapalha e confunde, gerando ansiedade. Preocupar-se é ocupar-se antes da hora.

Do livro “A Filosofia na Bíblia”
Divulgue a página Tudo vem de Deus: www.facebook.com/diantedavida
Participe de nosso grupo: www.facebook.com/groups/142382229738271/

Nenhum comentário:

Postar um comentário