sábado, 31 de março de 2018

AS APARÊNCIAS PODEM SER ENGANOSAS, MAS PELOS FRUTOS CONHECEMOS AS ÁRVORES; E PELOS ATOS CONHECEMOS AS PESSOAS

AS APARÊNCIAS PODEM SER ENGANOSAS, MAS PELOS FRUTOS CONHECEMOS AS ÁRVORES; E PELOS ATOS CONHECEMOS AS PESSOAS
“Cuidado com os falsos profetas. Eles vêm a vocês vestidos de peles de ovelhas, mas por dentro são lobos devoradores. Vocês os reconhecerão por seus frutos. Pode alguém colher uvas de um espinheiro ou figos de ervas daninhas? Semelhantemente, toda árvore boa dá frutos bons, mas a árvore ruim dá frutos ruins”. (Mt 7:15-17)
Jesus nos falava sobre falsos profetas, mas suas palavras valem para qualquer pessoa. Às vezes, vê-se uma pessoa pelo que aparenta, ou pelo que diz ser, mas só os seus atos mostram quem ela realmente é. Nós, seres humanos, temos títulos, posições, nomes, profissões e aparências, uns perante os outros, mas, diante de Deus, estamos despidos de tudo isso. Para Ele, não importa se somos ricos ou pobres; pretos, brancos, amarelos ou vermelhos; se somos cristãos, budistas, judeus, muçulmanos ou simplesmente ateus; se somos homens, mulheres ou transgênero. Importa apenas os frutos que produzimos. Os nossos atos são a nossa carta de apresentação, nosso cartão de visita. Não adianta fingimento ou aparência, mas apenas o conteúdo real de nossa alma. Deus não se comove se dizemos venerá-lo em palavras, mas se O honramos com nossos atos. Jesus repudiava os fariseus e os doutores da Lei, apesar de estarem no topo da única religião monoteísta daquela época, pois seus atos exteriores não eram acompanhados pelos sentimentos. Eram como “sepulcros, caiados por fora e cheios de podridão por dentro” (Mt 23:27), e nem tinham a desculpa da ignorância, pois conheciam, e mesmo ensinavam, a Lei. Kardec resumiu em uma frase tudo o que aqui dissemos: “Fora da Caridade não há salvação”. Não pretendeu que fora da religião não houvesse a salvação, mas da Caridade, que é o Amor em ação. Paulo, o apóstolo, também o disse: “Agora permanecem a Fé, a Esperança e o Amor, essas três coisas. A maior delas é o Amor” (1Cor 13:13). Jesus nos ensinou este caminho ao dizer: "Então os justos lhe responderão: 'Senhor, quando te vimos com fome e te demos de comer, ou com sede e te demos de beber? Quando te vimos como estrangeiro e te acolhemos, ou necessitado de roupas e te vestimos? Quando te vimos enfermo ou preso e fomos te visitar?' O Rei responderá: 'Digo a verdade: O que vocês fizeram a algum dos meus menores irmãos, a mim o fizeram” (Mt 25:37-40).
É pelos frutos que se conhecem as árvores e pelos atos que se conhecem os homens. É, portanto, errado classificar as pessoas por qualquer coisa que não os seus atos, pois estes é que revelam o seu conteúdo e seu valor. Quem pretender diferente, sai do conceito e entra no preconceito. Aos olhos de Deus, nos disse Jesus, bom é quem produz bons frutos.
Do livro “A Filosofia na Bíblia”
Curta nossa Página no Facebook:  Tudo vem de Deus
Visite nosso Blog: Blog Tudo vem de Deus
Participe do nosso grupo: Grupo Tudo Vem de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário