domingo, 18 de março de 2018

O NÍVEL DE EXIGÊNCIA SOBE À MEDIDA EM QUE EVOLUÍMOS

O NÍVEL DE EXIGÊNCIA SOBE À MEDIDA EM QUE EVOLUÍMOS
"Vocês ouviram o que foi dito aos seus antepassados: 'Não matarás', e 'quem matar estará sujeito a julgamento'. Mas eu digo a vocês que qualquer que se irar contra seu irmão estará sujeito a julgamento. E qualquer que disser: 'Louco!', corre o risco de ir para o fogo do inferno”. (Mt 5:21-22)
À medida em que avançamos no currículo escolar, mais complexas se tornam asa disciplinas, e mais duras as provas. Mais mérito, também há para quem alcança este diploma, como decorrência desta mesma dificuldade. Na vida como um todo, e na evolução espiritual, igualmente, com o tempo vamos conquistando mais liberdade, que vem acompanhada de maior responsabilidade. Na época de Moisés, do “um olho por um olho, um dente por um dente” (Dt 19:21), era condenado o homem que matava seu semelhante. Na época de Jesus, a exigência aumente. Irar-se contra seu irmão ou insultá-lo já é motivo de repreensão. “Muito será pedido a quem muito foi dado” (Lc 12:48) e “a cada um segundo sua obra (Mt 16:27) é a retribuição prometida em troca desta responsabilidade.
Evoluir é inevitável, mas o ritmo desta evolução depende das nossas escolhas, quanto antes mudarmos, mais cedo cessa nosso padecimento. A humanidade, ao evoluir, muda seus hábitos, deixando de tolerar os erros que antes se cometia impunemente. Vê-se hoje, na nossa sociedade, o reflexo disto. Comportamentos antes considerados normais ou tolerados vêm sendo objeto de crítica e de punição. Desde comportamentos privados, como a violência doméstica, o assédio sexual ou a discriminação racial e sexual, até os públicos, como a corrupção, as atitudes que antes a sociedade permitia ou fingia que não via, hoje são punidas. Longe de representar um aumento dos casos de erro, vem demonstrar uma maior exigência por parte da sociedade, o que é bom. Antigamente se dizia *em briga de marido e mulher não de mete a colher”, hoje tem a Lei Maria da Penha. Os agressores são processados e presos, enq2uanto a vítima é apoiada e protegida. Aumentou a criminalidade? Não, aumentou a exigência, o que é bom. É sem dúvida um avanço da sociedade. Na política pública, antes vigorava o “rouba, mas faz”. Hoje, temos Lei da Ficha Limpa e os crimes são investigados. Os corruptos vão para a cadeia, coisa antes inimaginável. Por mais que possam haver interesses políticos por trás destas iniciativas, a sociedade cobra mais dos seus representantes.
Não creia jamais que a sociedade ande para trás, pois a Lei é de Evolução. O aparecimento de mais irregularidades, ao contrário, representa o avanço do planeta.
Do livro “A Filosofia na Bíblia”
Divulgue a página Tudo vem de Deus: www.facebook.com/diantedavida
Participe de nosso grupo: www.facebook.com/groups/diantedavida/

Nenhum comentário:

Postar um comentário