quarta-feira, 11 de abril de 2018

QUEM ESTÁ NO RUMO ERRADO É QUEM MAIS PRECISA DE RELIGIÃO (E DE AJUDA)

QUEM ESTÁ NO RUMO ERRADO É QUEM MAIS PRECISA DE RELIGIÃO (E DE AJUDA)
                “Os sãos não necessitam de médico, e sim os doentes” (Mt 9:12)
                Há pessoas que pensam que para entrar na Igreja devemos ser perfeitos, mas é o contrário. É para nos aperfeiçoarmos que entramos na Igreja. Jesus o disse com todas as letras, quando foi criticado por andar em meio aos pecadores. A hipocrisia que reinava (e ainda reina), pretende que a Igreja fosse o reduto dos bons, como se fosse uma distinção, a nossa destinação. Na verdade, as religiões são os caminhos que nos levam a Deus e são frequentadas por seres imperfeitos, como, aliás, todos o somos. Quem julgar que sua religião seja melhor do que as outras, que vista as sandálias da humildade e lembre-se de que cada remédio é o mais adequado para tratar uma doença, não existindo um que trate a todas.
                Religião, por princípio, é o que nos re-liga a Deus, visto que ele está sempre ligado a nós. Cada caminho é adequado às suas circunstâncias. Assim como a estrada é adequada para automóveis e as águas aos barcos; assim como os ares pertencem aos aviões e as ferrovias são propícias aos trens, cada religião atende melhor a um grupo de pessoas. Tenhamos, porém, o cuidado de definir religião como aquilo que nos ajuda a conhecer, sentir e viver as leis do Criador, não as confundindo com seitas que só servem para beneficiar seus criadores, usando a fé como desculpa. Estes seriam como curandeiros, que cumpre-nos diferenciar dos médicos citados por Jesus. Deus é tão perfeito que aproveita o que houver de bom em cada religião, mesmo que seus líderes se equivoquem e desde que os princípios sejam corretos.
Deus é um só, mas nós somos diversos. As características de cada religião facilitam o progresso de seus fiéis, embora possam não ser úteis a outras pessoas. É como um sapato. Para um aperta, para o outro, cai do pé, mas para um terceiro é o número certo. Algumas religiões se baseiam em leituras de textos bíblicos, outras na interpretação destes mesmos textos. Umas enfatizam o amor de Deus e o perdão, outras dão maior ênfase ao rigor da conduta, ameaçando com penas eternas.
Cada vez que um membro de uma religião se dedica a criticar às outras, gasta tempo precioso, que seria melhor empregado em seguir à sua e a amar o próximo, como Jesus nos ensinou (Mt 22:39 e Rom 13:10). Debater religião nos faz crescer, mas, discutir religião, tentar impor suas crenças, ou, pior ainda, brigar em nome delas, é exercer o orgulho e ir contra o que todas elas pregam. A verdadeira religião é aquela que faz você ser melhor do que era, não tentar ser melhor do que seu irmão.
Religiões não tem defeitos, as pessoas é que os tem.
Do livro “A Filosofia na Bíblia”
Curta nossa Página no Facebook:  www.facebook.com/diantedavida
Participe do nosso Grupo: www.facebook.com/groups/diantedavida
Junte-se à nossa Comunidade: https://plus.google.com/u/0/communities/103673859023828350714

Nenhum comentário:

Postar um comentário