sexta-feira, 6 de abril de 2018

A TEORIA DEVE SER ENSINADA NA PRÁTICA. JESUS PRATICAVA O QUE DIZIA, POR ISSO SEUS ENSINOS ATRAVESSAM O TEMPO. COMO SER UM APÓSTOLO DE JESUS

A TEORIA DEVE SER ENSINADA NA PRÁTICA. JESUS PRATICAVA O QUE DIZIA, POR ISSO SEUS ENSINOS ATRAVESSAM O TEMPO. COMO SER UM APÓSTOLO DE JESUS
“E Jesus, estendendo a mão, tocou-lhe, dizendo: ’quero, fica limpo’. E imediatamente ele ficou limpo de sua lepra. Disse-lhe então Jesus: ‘olha, não o digas a ninguém, mas vai mostrar-te ao sacerdote e fazer a oferta que Moisés ordenou, para servir de testemunho ao povo” (Mt 8:3-4)
                Jesus, mais do que dizer, fazia. Afinal, um exemplo vale mais do que mil palavras. Ele exercia o amor ao próximo, como pregava; curava a quantos o procuravam, sem negar ou exigir qualquer coisa em troca; era a própria humildade, mesmo o mais poderoso que já pisou a Terra; dava de graça o que de graça havia recebido; fazia o bem sem ostentação; seguia de fato os costumes, mas sem a hipocrisia que os fariseus tinham; respeitava a religião, embora criticasse os erros de seus representantes; veio como o Filho do Homem, sentindo as dores do Calvário, apesar de ser o Filho de Deus. Por mais belo que fosse seu discurso (e o era!), jamais teria atravessado os séculos, não fosse o seu exemplo.
                É neste exemplo que devem se basear todos quantos queiram ensinar, conduzir ou pregar, se quiserem ter sucesso. Os representantes das diferentes igrejas têm este compromisso, para não se tornarem os fariseus de nosso tempo. Não se exige deles a perfeição, pois não são cristos, mas, para serem dignos de serem chamados seguidores de Jesus, e mesmo seus representantes, devem acreditar no que pregam e, dentro de suas limitações como seres humanos, tentar colocar em prática estes mesmos ensinamentos, a começar pela humildade. Servir a Deus não é galardão ou condecoração, mas encargo árduo e, igualmente, meritório. Ao final desta tarefa serão reconhecidos e recompensados na medida de seus méritos, mas, se optarem por buscar este reconhecimento na Terra, nada guardarão para a espiritualidade. “Em verdade vos digo que eles já receberam sua recompensa” (Mt 6:2). Este reconhecimento pode até acontecer, em decorrência do bem que praticarem, mas deve ser recebido com humildade, sem espalhafato, servindo eles, assim, por sua vez, de exemplo a seus fiéis, como o Cristo o foi para nós. Só assim dignificarão sua tarefa.
                “Ajuntai, para vós outros, tesouros no céu, onde a traça nem a ferrugem corroem, e onde ladrões não escavam e roubam; pois onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração (Mt 6:20). Jesus disse e fez. Talvez esse o maior segredo da longevidade de suas inestimáveis lições, que até hoje nos encantam.
Do livro “A Filosofia na Bíblia”
Curta nossa Página no Facebook:  www.facebook.com/diantedavida
Participe do nosso Grupo: www.facebook.com/groups/diantedavida

Nenhum comentário:

Postar um comentário