domingo, 1 de abril de 2018

O FOCO – A CONCENTRAÇÃO DE ESFORÇOS – ESTABELECENDO METAS

O FOCO – A CONCENTRAÇÃO DE ESFORÇOS – ESTABELECENDO METAS
“A estes enviou Jesus, dando-lhes as seguintes instruções: Não tomeis rumo aos gentios, nem entrem em cidades de samaritanos, mas, de preferência, procurai as ovelhas perdidas da casa de Israel” (Mt 10:5-6)
Jesus, com sua inteligência, traçou uma estratégia vencedora. Sem a pretensão que acompanha a ignorância, teve a lucidez que anda em companhia da inteligência. Começou com um projeto mais limitado, com um público já mais preparado para a mensagem que propagava. Com o sucesso, e a maior experiência dos apóstolos, o projeto se ampliou, atingindo a universalidade que hoje tem.
Na nossa vida, podemos aprender com este exemplo. Por vaidade, ambição ou orgulho, somos, muitas vezes, pretensiosos. Podendo atingir um objetivo médio, focamos em um maior e trocamos o sucesso por fracasso. O que é preferível: um pequeno sucesso ou um grande fracasso? Se aprendermos com a humildade de Jesus, que era grande e se fazia pequeno, teremos melhores resultados. Não se trata de se apequenar, mas de assumir as nossas reais condições e proporções. Jesus nos ensinou que “quem a si mesmo se exaltar, será humilhado; e quem a si mesmo se humilhar, será exaltado” (Mt 23:12).
Comece com um objetivo modesto, a seu alcance. Atingindo a esta meta, estará fortalecido e apto a maiores desafios. Não se limite ao pequeno, mas planeje tudo, começando pelo menor. Se você estabelecer o plano de ser perfeito, em poucos minutos perceberá que falhou e, frustrado, desistirá. Se, ao contrário, buscar errar menos, a cada pouco se gratificará com um erro não cometido, e isto o motivará a prosseguir, reanimado. O crescimento não dá saltos, deve ser conquistado degrau a degrau. Humildade e planejamento são ferramentas úteis, bem como o foco. Dispersando os seus esforços, não chegará a lugar algum. É clássica a experiência de concentrar os raios solares com uma lente e fazer um papel pegar fogo. Deve-se ter sempre em mente que a maior parede é feita de pequenas peças, colocadas uma a uma.
Planeje de acordo com a sua capacidade, concentre-se no objetivo a ser alcançado, aprenda com os seus erros e estará no rumo certo para ser bem-sucedido.

Do livro “A Filosofia na Bíblia”
Curta nossa Página no Facebook:  Tudo vem de Deus
Visite nosso Blog: Blog Tudo vem de Deus
Participe do nosso grupo: Grupo Tudo Vem de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário