quinta-feira, 5 de abril de 2018

É MAIS FÁCIL FALAR DO QUE FAZER. O PROCESSO DO APRENDIZADO. O AMOR É O DOM MAIOR.

É MAIS FÁCIL FALAR DO QUE FAZER. O PROCESSO DO APRENDIZADO. O AMOR É O DOM MAIOR.
"Nem todo aquele que me diz: 'Senhor, Senhor', entrará no Reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: 'Senhor, Senhor, não profetizamos em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios e não realizamos muitos milagres?' Então eu lhes direi claramente: Nunca os conheci. Afastem-se de mim vocês que praticam o mal! Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela não caiu, porque tinha seus alicerces na rocha. Mas quem ouve estas minhas palavras e não as pratica é como um insensato que construiu a sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela caiu. E foi grande a sua queda" (Mt 7:21-27)
“Ainda que eu fale a língua dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa, ou como o címbalo que retine” (1Cor 13:1)
Jesus veio alterar o quadro vigente no mundo judaico à sua época. Vivia-se de aparência, do exterior. Os fariseus declamavam as leis e faziam atos exteriores, mas não a levavam em seus corações e atitudes. Jesus veio criticá-los e desmascará-los, reafirmando que é nos atos que se revela a obediência a Deus.
Também no nosso mundo vivemos mais de aparência do que de conteúdo. Endeusamos os famosos, sejam da política, dos esportes ou das artes, sem atentar ao seu real valor enquanto pessoas. Vemos pessoas que aparentam, por atos exteriores e palavras, o que não são em seu interior, em sentimentos e atitudes. É a hipocrisia, mal daquela época e que até hoje persiste. É claro que o falar precede o agir. O processo evolutivo tem etapas. Primeiro, conhecemos e entendemos a palavra de Deus. É o que estamos fazendo agora, com o cérebro. Depois, por causa deste conhecimento, modificamos os nossos pensamentos, nossos sentimentos e o nosso falar, com o coração. É o que acontece quando você, depois de ler e estudar, concorda com o que leu e tira daí uma lição. Por fim, rompe-se, com o amadurecimento dos sentimentos, o hábito de não fazer o certo, colocando em prática os ensinos adquiridos. Só então se completa o processo de evolução. Tudo faz parte do nosso progresso. Errado é entender, não fazer e fingir que faz para levar vantagem, pois isto se chama hipocrisia.
As religiões não são objetivos, são meios. Não adianta escrever ou ler estas belas palavras, se não as levarmos ao nosso coração! Fique claro que quem as escreve não as pratica na plenitude, pois somos todos viajantes, mas não podemos nos esconder na hipocrisia, ou seja, dizer uma coisa e pensar outra. Tomemos o nosso tempo para percorrer o processo evolutivo, mas sem demora em começar. Leia coisas boas, reflita sobre elas, converse sobre elas, incorpore ao seu conhecimento, aos seus pensamentos. Contagie os seus sentimentos, sinta a verdade começando a pulsar em seu coração. No devido tempo, ela se manifestará em seus atos.
Este é o papel das religiões: fazer com que a mensagem de Amor do Cristo seja entendida, sentida e, finalmente, vivida por cada um de nós. Não deixe que o seu Evangelho fique pegando poeira na prateleira. Leve-o junto ao seu coração e pratique-o, na medida em que conseguir. Assim, será um verdadeiro cristão.
Do livro “A Filosofia na Bíblia”
Curta nossa Página no Facebook:  www.facebook.com/diantedavida
Participe do nosso Grupo: www.facebook.com/groups/diantedavida

2 comentários:

  1. Acabo de favoritar seu blog, meu saudoso amigo e irmão em Cristo. Que alegria essa literatura toda disponível. Vou compartilhar. Meu grande abraço e estima ... sempre!

    ResponderExcluir
  2. Seja benvindo e ajude a divulgar nosso blog

    ResponderExcluir