quinta-feira, 26 de abril de 2018

A FIRMEZA DA FÉ PERANTE AS COISAS DO MUNDO

"Quem, pois, me confessar diante dos homens, eu também o confessarei diante do meu Pai que está nos céus. Mas aquele que me negar diante dos homens, eu também o negarei diante do meu Pai que está nos céus (Mt 10:32-33)
Muitos de nós já dissemos (ou ouvimos) palavras depreciativas em função da religiosidade. “Carola”, “crente” e outras expressões ditas com o objetivo de nos discriminar diante do mundo. São fruto da insegurança, incompreensão e mesmo inveja de quem não consegue pensar ou agir como nós. Igualmente são discriminados os melhores alunos, tachados de “CDF”, “queridinho da professora” ou “NERD”. É típico este tipo de reação diante dos que não conseguimos alcançar no mesmo nível. Na literatura ficou famosa a fábula de La Fontaine “A raposa e as uvas”, na qual o animal tenta, sem sucesso alcançar as frutas e, não conseguindo, sai dizendo “eu nem queria, estavam verdes, mesmo”. É uma desvalorização daquilo que se quer, mas não se consegue atingir, na tentativa de diminuir a nossa perda.
Não nos deixemos levar por estas palavras movidas pela inveja e pelo despeito. Quem se entrega aos prazeres do mundo de forma desmedida busca compensar a perda por não alcançarem as alegrias verdadeiras que a boa conduta nos dá. É claro que eles apregoam o contrário, que nós é que nos refugiamos na religião por falta dos prazeres materiais. Consulte a sua consciência e certifique-se de qual destas acepções se aplica a você e dê testemunho dela sem se preocupar com a opinião alheia. Bonito é ser fiel às suas convicções, sem ser “Maria-vai-com-as-outras”. Siga suas convicções e deixe os outros em seu rumo, você não precisa convencê-los para convencer a si mesmo, certo?
Do livro “A Filosofia na Bíblia”
Curta nossa Página no Facebook:  www.facebook.com/diantedavida
Participe do nosso Grupo: www.facebook.com/groups/diantedavida
Junte-se à nossa Comunidade: https://plus.google.com/u/0/communities/103673859023828350714

Nenhum comentário:

Postar um comentário