segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

A EVOLUÇÃO NÃO DÁ SALTOS

A EVOLUÇÃO NÃO DÁ SALTOS
“É assim que tudo serve, tudo se encadeia na Natureza, desde o átomo primitivo até o arcanjo, que também começou pelo átomo. Admirável lei de harmonia, da qual o vosso Espírito limitado ainda não pode abranger o conjunto.” (Allan Kardec, in “O Livro dos Espíritos, questão 540).
Por vezes, pensamos correto e agimos de forma errada. Ao vislumbrar uma pontinha da verdade, nos deslumbramos. Achamos que descobrimos a salvação. Passamos a criticar a todos que são como éramos momentos antes. Passamos a nos sentirmos os detentores da verdade. Cuidado, é o orgulho e a ilusão que surgem a nos testar.
A iluminação, o conhecimento da verdade, a mudança de atitudes, enfim. A evolução, não se dão de um dia para o outro. É um longo processo, composto de várias etapas, e pelo qual todos passaremos, cada um de seu modo e cada um a seu tempo. cabe respeitar o tempo do outro e, inclusive, o nosso próprio tempo.
Ao olhar para trás, aceite que as escolhas de antes eram as escolhas possíveis para o momento. Não julgue o passado com a medida que recém hoje aprendeu, perdoe-se, entenda-se, aceite-se, mas não aceite o erro, depois de saber que é errado. Da mesma forma, não julgue o outro com os seus recém adquiridos conhecimentos. Ontem você era como ele. Dê-lhe a oportunidade de aprender, tal como você teve a sua. Contagie-o com o seu exemplo, mas respeite o seu tempo.
O apóstolo Paulo, em sua epístola aos coríntios nos ensina:
“Quando eu era menino, falava como menino, pensava como menino e raciocinava como menino. Quando me tornei homem, deixei para trás as coisas de menino. Agora, pois, vemos apenas um reflexo obscuro, como em espelho; mas, então, veremos face a face. Agora conheço em parte; então, conhecerei plenamente, da mesma forma com que sou plenamente conhecido. Assim, permanecem agora estes três: a fé, a esperança e o amor. O maior deles, porém, é o amor.”  (1Cor13:11-13).
Observe que Paulo respeita o seu tempo de menino, agora que é um homem. Não critica o passado, mas almeja o futuro. “agora conheço em parte; então conhecerei plenamente”. É lição de tolerância e humildade. Tolera seu comportamento anterior, valoriza o atual, mas busca evoluir mais, sempre. Que nos sirva de exemplo de conduta. Paulo um dia foi Saulo, o perseguidor de judeus, antagonista das ideias do Cristo. Após o doloroso e esclarecedor episódio de sua cegueira às portas de Damasco, abriu os olhos do entendimento e, sem perder tempo se auto criticando, seguiu a pregar a verdade ora revelada, sabendo que não a conhecia e entendia por completo e sem jamais criticar os outros por erros que ele mesmo cometera no passado. Aprendeu com Jesus que, se criticava o pecado, absolvia o pecador, desde que não persistisse no erro, como nos mostrou no episódio da pecadora que ia ser apedrejada. “Ninguém a condenou? ‘Ninguém, Senhor’, disse ela. Declarou Jesus: ‘Eu também não a condeno. Agora vá e abandone sua vida de pecado". (Jo 8:10,11).
Trecho do livro “Simplificando sua vida”.
Publicado na Página www.facebook.com/diantedavida
Participe do nosso Grupo: www.facebook.com/groups/diantedavida
Junte-se à nossa Comunidade: https://plus.google.com/u/0/communities/103673859023828350714


Nenhum comentário:

Postar um comentário