segunda-feira, 13 de agosto de 2018

OS LAÇOS DE SANGUE E OS DE AFINIDADE. A PRIMAZIA DO ESPÍRITO X A DO CORPO

“Falava ainda Jesus à multidão quando sua mãe e seus irmãos chegaram do lado de fora, querendo falar com ele. Alguém lhe disse: ‘Tua mãe e teus irmãos estão lá fora e querem falar contigo’. ‘Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?’, perguntou ele. E, estendendo a mão para os discípulos, disse: ‘Aqui estão minha mãe e meus irmãos! Pois quem faz a vontade de meu Pai que está nos céus, este é meu irmão, minha irmã e minha mãe’.” (Mt 12:46-50)
Parece estranho ouvir estas palavras a sair da boca de jesus, que em outras ocasiões disse ainda: “E todos os que tiverem deixado casas, irmãos, irmãs, pai, mãe, filhos ou campos, por minha causa, receberão cem vezes mais e herdarão a vida eterna.” (Mt 19:29); “Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim” (Mt 10:37), (Lc 18:28-30), (Lc 14:25-27,33). Contrastam estas palavras com estas outras: “Respondeu-lhe Jesus: ‘Por que você me pergunta sobre o que é bom? Há somente um que é bom. Se você quer entrar na vida, obedeça aos mandamentos’. ‘Quais?’, perguntou ele. Jesus respondeu: 'Não matarás, não adulterarás, não furtarás, não darás falso testemunho, honra teu pai e tua mãe' e 'Amarás o teu próximo como a ti mesmo'". (Mt 19:17-19).
                Se, por um lado, o Mestre ressalta nosso dever para com quem nos deu a vida e nos cuidou, proibindo-nos de desampara-los na velhice ou faltar-lhes com o respeito, por outro, ressalva que as afinidades do espírito superam as do sangue. Se nossa parentela da carne andar em meio ao erro, dela deveremos nos apartar, o que não implica em desrespeito. Jesus tinha uma tarefa de transcendental importância para toda a humanidade. Seus irmãos nunca tiveram papel relevante nesta tarefa, sendo mesmo dito que nele não acreditavam (Jo 7:5). Sua mãe, exemplo de dedicação e bondade, tampouco lhe dava testemunho, no que se refere à missão sublime. Assim, estando ele falando ao povo, não poderia interromper a tarefa para dedicar-se aos parentes de sangue.
No que toca à nossa vida, também se aplicam estes conceitos. Devemos carinho, atenção, consideração e assistência aos nossos familiares, mas jamais poderemos usá-los como desculpas para práticas erradas ou para nos esquivarmos de nossas obrigações. Há que se estudar as palavras de Jesus para entende-las, e ele sempre nos disse: “Meu Reino não é deste mundo! (Jo 18:36). O Reino dos Céus transcende à parentela de sangue, embora não a desvalorize. Se os pais nos deram o corpo material, foi o Pai que nos criou a alma e, se este é passageiro, e aquela é eterna, por óbvio a prioridade da vida está nas coisas do espírito, sem que por isto deixemos de honrar o corpo a nós concedido para podermos aprender na experiência carnal.
Do livro “A Filosofia na Bíblia”
Publicado na Página www.facebook.com/diantedavida
Participe do nosso Grupo: www.facebook.com/groups/diantedavida
Junte-se à nossa Comunidade: https://plus.google.com/u/0/communities/103673859023828350714

Nenhum comentário:

Postar um comentário