domingo, 19 de agosto de 2018

O QUE SAI DA BOCA DO HOMEM É MAIS IMPORTANTE DO QUE ATOS RITUAIS – A BOCA FALA DO QUE O CORAÇÃO ESTÁ CHEIO

"Por que os seus discípulos transgridem a tradição dos líderes religiosos? Pois não lavam as mãos antes de comer!" Respondeu Jesus: "E por que vocês transgridem o mandamento de Deus por causa da tradição de vocês? (Mt 15:2-3)
“O que entra pela boca não torna o homem impuro; mas o que sai de sua boca, isto o torna impuro". (Mt 15:11)
"Não percebem que o que entra pela boca vai para o estômago e mais tarde é expelido? Mas as coisas que saem da boca vêm do coração, e são essas que tornam o homem impuro. Pois do coração saem os maus pensamentos, os homicídios, os adultérios, as imoralidades sexuais, os roubos, os falsos testemunhos e as calúnias. Essas coisas tornam o homem impuro; mas o comer sem lavar as mãos não o torna impuro." (Mt 15:17-20
Raça de víboras, como podem vocês, que são maus, dizer coisas boas? Pois a boca fala do que está cheio o coração.  O homem bom do seu bom tesouro tira coisas boas, e o homem mau do seu mau tesouro tira coisas más. Mas eu digo que, no dia do juízo, os homens haverão de dar conta de toda palavra inútil que tiverem falado. Pois por suas palavras vocês serão absolvidos, e por suas palavras serão condenados". (Mt 12:34-37)
            Os fariseus, hipócritas, preocupavam-se com os atos exteriores. Jesus, sábio, ocupava-se dos atos interiores. Enquanto aqueles valorizavam o corpo, transitório, o Mestre priorizava o espírito, perene. Ressalte-se, ainda, que naquela época não se conhecia a importância dos atos de higiene das mãos, nem se sabia da existência de bactérias. O lavar das mãos era, para os fariseus, ritual, não um hábito de higiene. Assim, ao questionar a falta deste ato, preocupavam-se com a manutenção das regras exteriores, eles que descuidavam da importância do conteúdo, como Jesus descreveu ao compará-los a “sepulcros caiados: bonitos por fora, mas por dentro estão cheios de ossos e de todo tipo de imundície. (Mt 23:27). Jesus demonstrava que eles pecavam, pois atendiam somente aos preceitos da Lei apenas na forma, negligenciando o que importava: seu conteúdo. Ressaltou que o importante para Deus é o que falamos, pois isto é o que reflete nosso coração, nossos sentimentos.
Igualmente, hoje, vemos pessoas preocupadas com os aspectos formais de seus atos e de seus cultos, sem se ocupar do que expressam por meio de suas bocas ou o que levam em seus corações. Cuide sempre de seus atos, mas principalmente dos que tem implicações morais. Os atos que dizem respeito à matéria não deixam de ter importância, mas menor do que a dos que se relacionam com a moralidade. Em palavras atualizadas, pior do que alimentar-se sem os devidos cuidados de higiene é deixar de auxiliar ao irmão que passa por necessidade.
Do livro “A Filosofia na Bíblia”
Publicado na Página www.facebook.com/diantedavida
Participe do nosso Grupo: www.facebook.com/groups/diantedavida
Junte-se à nossa Comunidade: https://plus.google.com/u/0/communities/103673859023828350714

Nenhum comentário:

Postar um comentário