quinta-feira, 31 de maio de 2018

A HUMILDADE

“Aquele que vem depois de mim é mais poderoso do que eu” – João Batista (Mt 3:11)
"Bem-aventurados os humildes, pois deles é o Reino dos céus”. (Mt 5:3)
“Assim, os últimos serão primeiros, e os primeiros, serão últimos" (Mt 20:16)
“Naquele momento, os discípulos chegaram a Jesus e perguntaram: ‘Quem é o maior no Reino dos céus?’ Chamando uma criança, colocou-a no meio deles, e disse: ‘Eu asseguro que, a não ser que vocês se convertam e se tornem como crianças, jamais entrarão no Reino dos céus’.” (Mt 18:1-3)
“Jesus os chamou e disse: ‘Vocês sabem que os governantes das nações as dominam, e as pessoas importantes exercem poder sobre elas. Não será assim entre vocês. Ao contrário, quem quiser tornar-se importante entre vocês deverá ser servo, e quem quiser ser o primeiro deverá ser escravo; como o Filho do homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos’." (Mt 20:25-28)
“Pois todo o que se exalta será humilhado, e o que se humilha será exaltado". Lc 14:11)
Entre outros inúmeros locais na Bíblia selecionei estes para ilustrar a questão da humildade.
João Batista era aclamado como santo pela população, embora incomodasse aos poderosos, por ser franco e crítico. Jesus era, então, um completo desconhecido de todos. Ainda assim, João sabia que sua missão era de precursor do Cristo e agiu com humildade, quando Jesus apareceu. Jesus, no Sermão da Montanha, em meio às Bem-aventuranças, prometeu o reino dos céus aos humildes (pobres em espírito), colocou os últimos em primeiro lugar, sugeriu-nos ser como as crianças, que servíssemos em vez de sermos servidos e alertou que quem se colocar acima da sua posição será colocado no seu devido lugar, enquanto quem se mantiver na obscuridade será revelado com honra no momento certo.
Humildade não é se humilhar, se desvalorizar, se submeter, isto chama-se humilhação. Humildade é colocar-se no seu devido lugar, ocupar a posição que lhe cabe, com naturalidade, sem esforçar-se para aparecer. O oposto dela é o orgulho, provavelmente o causador da maioria dos nossos problemas. Orgulhoso é quem tenta ser mais do que é, ocupar posição de destaque sem merecimento. O orgulhoso é sensível a qualquer crítica, julga-se sempre ultrajado quando não lhe adulam o ego. Acha que todos os direitos são seus e todos os deveres pertencem aos outros. João Batista era quem ocupava o lugar de destaque quando Jesus surgiu, mas prontamente cedeu-lhe o lugar, enquanto Jesus, o mais famoso ser vivo que já pisou o planeta Terra, que se intitulava filho de Deus, passa humildemente pelo ritual do batismo, como um qualquer e porta-se, ao longo da sua trajetória sempre como uma pessoa desprovida de poder, mesmo quando ofendido, preso e martirizado. Lava os pés dos discípulos na Santa Ceia para ensinar-lhes, na prática que ninguém é grande demais para servir ou pequeno demais para ser servido. Como resultado de suas atitudes, é reverenciado até hoje e sua mensagem atinge à maioria da humanidade, dois mil anos após a sua morte.

Do livro “A Filosofia na Bíblia”
Publicado na Página www.facebook.com/diantedavida
Participe do nosso Grupo: www.facebook.com/groups/diantedavida
Junte-se à nossa Comunidade: https://plus.google.com/u/0/communities/103673859023828350714

Nenhum comentário:

Postar um comentário