segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

ESTABELECENDO PRIORIDADES NA VIDA. ABANDONAR O ERRO NOS FAZ MAIS FELIZES









“Se o teu olho direito te faz tropeçar, arranca-o e lança-o de ti, pois te convém que se perca um dos teus membros, e não todo o teu corpo” (Mt 5:29), (Mt 18:9)
Parecem estranhos estas palavras de Jesus se tomadas ao pé da letra, mas, ainda assim se justificam. No mundo moderno as colocamos em prática, literalmente, através da cirurgia. Qual a mulher que, vendo sua vida ameaçada pelo progresso de um câncer não aceita remover suas mamas, por exemplo? Ou o paciente que não aceita amputar o pé que apodreceu por falta de circulação, salvando a perna e a vida?
Jesus, no entanto, não apregoava os inegáveis benefícios da cirurgia para a nossa saúde, mas a abstenção daquilo que nos faz mal. Usando ainda nossa saúde como exemplo, quem tem pressão alta controla o sal, o diabético tem que se abster do açúcar e quem tem intolerância algum alimento, aprende a evita-lo.
No que se refere ao campo moral, real objetivo dos ensinos do Mestre, devemos nos abster das atitudes que nos fazem mal, que nos atrasam, que nos privam das alegrias que o futuro nos reserva.
Vivemos presentemente na matéria e dela devemos nos valer, inclusive atendendo às necessidades do nosso corpo, mas nossa natureza é espiritual. Deus fez o homem à sua imagem e semelhança (Ge 1:26-27). Ora, a natureza de Deus é espiritual, não material. A vida material não nos foi dada com o objetivo de desfrutá-la, mas de preparar-nos para o Reino dos Céus. Conforme as nossas escolhas na Terra, será a nossa vida espiritual. Jesus o declarou, com todas as letras, nas “Bem-Aventuranças”, durante o Sermão da Montanha (Mt 5:6-12), e nos “Ais” (Lc 6:24-26). Disse ainda que não se pode servir a dois senhores, pois um deles será desatendido em favor do outro (Mt 6:24).
De tudo isso deve ficar claro que nossa passagem pela matéria é uma etapa de nossa evolução a caminho da espiritualidade. Jesus o disse: “meu Reino não é deste mundo” (Jo 18:36). Quem se dedicar excessivamente à vida material perderá a vida espiritual (Mt 10:39 e 16:25). O maior na Terra nada tem ou é comparado ao que tem e é o menor do Reino dos Céus (Mt 11:11). Para seguir integralmente a Jesus, devemos nos desapegar das riquezas do mundo (Mt 19:16-22).
Na prática, devemos privilegiar sempre as conquistas espirituais diante dos prazeres materiais. Não é errado viver bem, desde que não tenha sido conquistado por meios errados, ilegais ou com o sofrimento alheio. Não é errado ter conforto, desde que este conforto não nos desvie do trabalho na Seara do Senhor. Nem tudo o que é lícito me convém (1Cor 6:12). Além de respeitar as leis humanas, temos que respeitar as Leis de Deus.
Trecho do livro “A filosofia na Bíblia”.
Clique aqui para abrir a página Tudo vem de Deus www.facebook.com.br/diantedavida/


Nenhum comentário:

Postar um comentário