quinta-feira, 12 de julho de 2018

DIANTE DA DIVERSIDADE

DIANTE DA DIVERSIDADE
Somos únicos, criados iguais por Deus. Simples e ignorantes. Ao usar nosso livre arbítrio nos diferenciamos dos outros por nossas escolhas e suas consequências, mas somos todos irmãos e estamos na mesma faixa de evolução de nossos semelhantes.
Por que as diferenças nos incomodam? Nos deixam inseguros. E se o outro for melhor do que eu? O menino com orelhas de abano pode ser mais inteligente que eu; então eu o apelido de Dumbo. A menina com nariz grande pode ser mais simpática, então eu a chamo de tucano.
Somos altos ou baixos, magros ou gordos, brancos, negros, amarelos ou vermelhos, torcermos por times diferentes, temos diferentes comportamentos, religiões e cultura. Houve tempo em que escravizávamos o diferente ou o rejeitávamos. Os índios brasileiros abandonavam o recém-nascido albino, condenando-o a morrer devorado ou de fome e sede. Não os condenamos, pois, a ignorância os inocentava.
Nós, que sabemos, não podemos repetir estes comportamentos. A diversidade lhe preserva variedade e oportunidades de aprender. Inclusive e principalmente a praticar a tolerância.
--//--
Nossos irmãos vêm ao mundo para conosco interagir.
Aprendemos uns com os outros pelas nossas
diferenças e pelos nossos defeitos,
que estimulam a tolerância e a paciência.

Trecho do livro “Diante da vida”.
Publicado na Página: www.facebook.com/diantedavida
Participe do nosso Grupo: www.facebook.com/groups/diantedavida
Junte-se à nossa Comunidade: https://plus.google.com/u/0/communities/103673859023828350714

Nenhum comentário:

Postar um comentário