quinta-feira, 8 de novembro de 2018

DIANTE DA BAIXA AUTO-ESTIMA

DIANTE DA BAIXA AUTO-ESTIMA
Por vezes, não nos sentimos capazes e nem ao menos merecedores da felicidade. Este sentimento pode vir de dentro, motivado por culpas de hoje ou de ontem, ou de fora, incutidos por uma educação repressora e por demais exigente; da profusão de críticas e escassez de estímulos; pelas religiões que visam dominar pelo medo; pela sociedade hipócrita, que ao esconder os próprios erros, nos deixa com a sensação de sermos os únicos a falhar.
Não se cobre nem se deixe cobrar em excesso. Somos seres perfectíveis, mas nossa evolução mal se iniciou. Trazemos dentro de nós os germes das nossas virtudes, mas necessitam do nosso esforço e do concurso do tempo para desabrochar. Não se critica o botão por ainda não ser uma rosa. Ao aluno das séries iniciais não se pede a solução dos problemas mais avançados.
A desvalia pode ainda ser resultado de uma expectativa exagerada, seguida de desilusão. Se o orgulho nos leva à queda por nos colocar acima das possibilidades e a desvalia nos rouba as forças para agir, valorizemos a humildade que, ao nos colocar no lugar devido, nos assegura a chance do progresso seguro.
--//--
O autoconhecimento e a correta avaliação
da nossa evolução nos posiciona no justo
ponto da escala evolutiva, evitando
quedas e atrasos por orgulho ou desvalia.

Trecho do livro “Diante da vida”.
Publicado na Página: www.facebook.com/diantedavida
Participe do nosso Grupo: www.facebook.com/groups/diantedavida
Junte-se à nossa Comunidade: https://plus.google.com/u/0/communities/103673859023828350714

Nenhum comentário:

Postar um comentário