sexta-feira, 16 de novembro de 2018

A ESCADA

A ESCADA
“Ninguém tem tão pouco que nada possa dar, nem tanto que nada precise receber” (Álvaro Granha Loregian)
Em nossas vidas alternamos momentos de euforia e depressão. Quando estamos eufóricos, tudo parece bem, tudo dá certo. De repente, a vida volta ao normal e as coisas passam a não dar certo sempre, os fracassos parecem intermináveis, as metas, inatingíveis. O mais doloroso é passar bruscamente de um extremo ao outro. Mais uma vez, os extremos estão errados e a virtude está no meio. Evitemos a extrema euforia, que nos estimula o orgulho, nos torna descuidados e nos induz ao erro, bem como a depressão, que nos desestimula e paralisa.
Imaginemos uma escada infinita representando a evolução de nossas vidas. Quando tendemos à depressão, devemos olhar para baixo e ver o quanto já subimos, ou seja, valorizar nossas conquistas, acreditando que continuaremos a evoluir sempre, em nosso próprio ritmo. Os atuais fracassos apenas nos mostram a necessidade de rever condutas e conceitos. Por isto Deus permite que aconteçam. Não esmorecer, pois paralisados não sairemos deste estágio.
Quando nos acomete o orgulho, nos sentimos poderosos, somos os melhores! É hora de olhar para cima, ver o quanto nos falta caminhar, o quanto ainda somos imperfeitos. O orgulho nos cega e também acaba nos cristalizando na ilusão paralisante.
Nos demais momentos, o melhor é olhar para o próximo degrau, para não tropeçar.
No dia-a-dia, encarar um problema de cada vez, com confiança, mas com humildade. Tudo está ao nosso alcance, mas cada coisa de uma vez. Somos imperfeitos, mas perfectíveis. Neste estágio de evolução, espera-se de nós o firme propósito de mudar em nossos erros, acompanhado das atitudes correspondentes.
O caminho que desce sempre parece mais fácil e, por isso, se torna mais atraente, mas depois teremos que subir o tanto que descermos, pois é no alto que se encontram nossos objetivos. Avante e rumo ao alto!
Trecho do livro “Simplificando sua vida”.
Publicado na Página www.facebook.com/diantedavida
Participe do nosso Grupo: www.facebook.com/groups/diantedavida
Junte-se à nossa Comunidade: https://plus.google.com/u/0/communities/103673859023828350714


Nenhum comentário:

Postar um comentário