quinta-feira, 21 de junho de 2018

DIANTE DO ESPORTE

DIANTE DO ESPORTE
“Mens sana in corpore sano”, ou seja, ou seja, mente sã em corpo saudável. Eis o objetivo do esporte. A atividade física regular e orientada faz muito bem ao corpo, todos sabemos, mas esta atividade serve muito bem também ao espírito, ao crescimento emocional e mental.
O ambiente de disciplina, esforço, superação e, principalmente, cooperação e respeito às regras, é muito importante para o desenvolvimento de crianças e jovens. Não é à toa que os projetos sociais com esportes estão entre os que têm melhores resultados. A competição saudável estimula o crescimento e desenvolve a ética e a disciplina. A derrota ensina a lidar com a frustração, a superação dos limites estimula a confiança e a vitória nos favorece o desenvolvimento do respeito pelo outro.
Atenção, porém, com os excessos. A luta por resultados deve se limitar ao treinamento e ao esforço para superar competidores e os próprios limites, mas dentro das regras e da ética. O prêmio, a glória e o poder decorrentes das vitórias levam alguns atletas, treinadores e dirigentes a infringir às leis e os limites, incorrendo em fraudes, deslealdades e “doping”, uso de substâncias proibidas e nocivas para melhorar o desempenho. Tudo na vida deve obedecer a limites, senão leva ao mal.
--//--
Competidores, sim; inimigos, jamais.
Esforço sempre; trapaça não. Ganhar
sem humilhar; perder sem se abater. Assim
deve ser o esporte para melhorar nossa vida

Trecho do livro “Diante da vida”.
Publicado na Página www.facebook.com/diantedavida
Participe do nosso Grupo: www.facebook.com/groups/diantedavida
Junte-se à nossa Comunidade: https://plus.google.com/u/0/communities/103673859023828350714

Nenhum comentário:

Postar um comentário