terça-feira, 23 de janeiro de 2018

O OPORTUNISMO E A HIPOCRISIA




“E eram por ele (João Batista) batizados no Rio Jordão, confessando seus pecados. Vendo ele, porém, que muitos fariseus e saduceus vinham ao batismo, disse-lhes: ‘Raça de víboras, quem vos induziu a fugir da ira vindoura? Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento” (Mt 3:6-8)
Os fariseus e saduceus eram conhecidos à época do Cristo por seus gestos exteriores, pois cumpriam rigorosamente os rituais da sua religião, mas, nos atos do quotidiano agiam de forma contrária aos preceitos desta. Quando João Batista começou a batizar no Rio Jordão aos que confessavam seus pecados, eles se juntaram àqueles, mas sem mudar o seu comportamento. Viam no batismo uma forma de se livrarem das culpas sem precisar mudar o comportamento.
Ainda hoje temos fariseus no nosso convívio. São os que julgam poder enganar a todos com gestos exteriores. Até podem enganar a alguns, por algum tempo, mas não poderão enganar a todos o tempo todo e muito menos a si próprios. Não serão o que aparentam ser. Aproveitam toda a oportunidade de aparecer e parecer corretos para levarem vantagem, mas, em sua essência, são fraudes. Com o tempo, este verniz descasca e a verdade aparece, para vergonha deles.
O que você pretende de sua vida? Se pretende mudar, revise seus conceitos e atitudes, não a aparência e os atos exteriores. Seja fiel a si mesmo, evitando a ilusão, pois a ela segue-se a desilusão!

Do livro "A filosofia na Bíblia"
também disponível na página www.facebook.com/diantedavida

Nenhum comentário:

Postar um comentário